Higiene bucal descomplicada: respostas para as 7 dúvidas mais comuns no meu consultório.
- Eduarda Mendes
- 7 de jan.
- 2 min de leitura
1. Como escolher minha escova de dentes?
Use sempre escovas com cerdas macias ou extra macias. Escovas de cerdas duras não limpam melhor e, ainda, podem machucar a sua gengiva. Prefira escovas com cabeça pequena, pois alcançam áreas mais delicadas da boca com facilidade.
2. Pasta de dente é tudo igual?
Não! Cada ingrediente mudará a qualidade e a indicação de cada produto.
No geral, evite pastas que possuem carvão ativado ou que prometem ser “clareadoras”, pois tendem a ser mais abrasivas, podendo desgastar mais o esmalte (brilho) dos dentes.
Prefira sempre dentifrícios (pasta, creme ou gel dental) com Fluoreto na quantidade entre 1.000 e 1.500 ppm. É importante alertar que os produtos de higiene bucal devem ser prescritos pelo seu cirurgião-dentista de acordo com o seu caso.
3. Devo limpar minha língua?
Sim! A escovação da língua ajuda a prevenir o mau hálito (halitose). Use sua escova de dentes ou raspadores específicos para essa função, mas faça isso com delicadeza, de forma suave, para não machucar sua língua.
4. Devo usar fio dental todos os dias?
Sim! O fio dental alcança áreas que a escova não consegue limpar. Chamamos essa área de região interdental (entre os dentes). Utilizar o fio dental ou escova interdental adequadamente garante que você realize uma higiene bucal completa, prevenindo cáries e outras doenças bucais. Realize a higiene entre os dentes diariamente, de preferência antes da escovação, e certifique-se de limpar entre todos os dentes.

5. Qual enxaguante bucal você indica?
Para a maioria dos meus pacientes, o uso de enxaguantes bucais não se faz necessário, exceto nos casos em que há indicações específicas de produtos para boca seca e outras complicações bucais. Consulte o seu dentista para orientações específicas.
6. O que pode prejudicar minha saúde bucal?
Álcool e fumo: são os principais fatores de risco para o câncer de boca.
Excesso de açúcares: associada a má higiene é a principal causa da cárie dentária.
Higiene bucal inadequada: pode levar à perda de dentes.
7. É normal minha gengiva ou minha boca sangrarem?
Não é normal sua gengiva ou qualquer parte da sua boca sangrar e você deve procurar um dentista para avaliação com urgência. Além de doenças periodontais, como a gengivite, também existem lesões na boca, persistentes e sangrantes, que precisam da realização da biópsia para o diagnóstico definitivo. A Estomatologia é a área que previne e diagnostica alterações em boca, incluindo o Câncer de Boca.
Por fim, utilize produtos recomendados e prescritos pelo seu dentista e compareça regularmente às consultas de rotina. Prevenção é o melhor caminho!
Esse texto tem como objetivo esclarecer dúvidas gerais dos nossos pacientes, entretanto, não exime a importância da consulta e avaliação odontológica.
Aproveite que iniciamos o ano e agende sua consulta em 2025!
Eduarda Mêndes
@dudamendesodonto
Referências:
CURY, Jaime Aparecido. Cariologia & Fluoretos em Odontologia: Da Pediatria à Geriatria. São Paulo: Quintessence, 2020. Disponível para compra.
Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente. Mais informações.
Comments